Como aplicar a Medicina do Trabalho nas empresas?

A Medicina do Trabalho é uma área de especialidade médica voltada para a saúde dos trabalhadores. O foco é a prevenção de doenças, acidentes de trabalho e promoção da qualidade de vida dos funcionários de uma empresa.

A atividade é regida por Normas Regulamentadoras, chamadas de NR.

Uma das NRs que contribuem para o cotidiano dos empregadores é a NR-7 — que propõe a elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

O programa busca a garantia da preservação da saúde dos trabalhadores, produzindo segurança para o colaborador e para a empresa.

O PCMSO prevê que a empresa realize, obrigatoriamente, cinco exames em seus funcionários.

Os exames envolvem uma avaliação médica completa (física e psicológica), além de exames complementares.

EXAME ADMISSIONAL

Realizado antes que o colaborador contratado assuma suas atividades. Consiste na avaliação do histórico do trabalhador e aos riscos aos quais já foi exposto em funções anteriores. Ao final da avaliação, o funcionário recebe um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), que aponta se está apto ou não para o serviço. Este tipo de exame geralmente é feito por uma clínica especializada em medicina do trabalho, contratada pelo empregador.

PERIÓDICO

Avalia continuamente a saúde do trabalhador reforçando os cuidados que precisam ser adotados. O exame aponta os riscos aos quais o funcionário pode estar exposto e fornece recomendações de como evitá-los

EXAME DE RETORNO AO TRABALHO


Deve ser realizado antes que o empregado retorne às suas funções, em situações em que esteve ausente por período igual ou superior a 30 dias, em virtude de doença ou acidente – de natureza ocupacional ou não. Neste item, o médico do trabalho precisa definir a necessidade de retorno gradativo.

EXAME DE MUDANÇA DE RISCO OCUPACIONAL

Obrigatoriamente deve ser executado antes da data da mudança da função. É fundamental que sejam revistas, possibilidades de exposição à novos riscos de saúde no novo cargo.

EXAME DEMISSIONAL

É realizado no desligamento do funcionário da empresa. O empregador precisa providenciar o exame com clínica especializada em até dez dias contados do término do contrato.

Independente do número de colaboradores que sua empresa possua, o programa de controle médico é obrigatório e precisa atuar com foco preventivo, planejando ações que visem a garantia da saúde dos trabalhadores durante o ano todo.

Somos referência em saúde ocupacional em Parauapebas e região. Atuamos desde 1990 oferecendo cuidados à saúde e proporcionando bem-estar aos trabalhadores, afinal, a maioria das pessoas passa a maior parte do dia no trabalho, e estar saudável, é fundamental.